Top 10 - Jogos que você provavelmente não vai jogar

Unknown | 10:39 | 0 comentários



As diferenças entre o estilo de desenvolvimento ocidental e oriental é gritante. As disparidades não moram somente nos gêneros, como ocorre entre os chamados JRPG e WRPG; existe um abismo cultural entre os públicos, algo que culmina diretamente no resultado de uma localização para outra língua.

Um exemplo que demonstra bem a situação é Project Zero, conhecido por aqui como Fatal Frame. Na versão original produzida pela Tecmo, a protagonista Miku era uma garotinha assustada de 17 anos, de uniforme colegial, em busca de seu irmão Mafuyu. O jogo chegou por aqui apresentando uma Miku com feições claramente ocidentais, sem usar mais o uniforme. Como resultado, ao finalmente encontrar seu irmão, os jogadores não enxergavam os dois como pessoas ligadas por sangue.

Outra diferença bem famosa entre localizações ocorreu em Nier, RPG de ação da Cavia lançado em diferentes versões. O título foi produzido para ter apelo para os dois públicos (ocidental e oriental), então, a estratégia da Square Enix, responsável pela publicação mundial do jogo, foi criar duas edições: em Nier Gestalt, a história segue a linha de um pai que precisa salvar sua filha e, para agradar o público oriental, a companhia criou a versão Replicant, que trazia como protagonista o filho mais velho de Nier, que possui uma aparência mais andrógena.

Hoje em dia, o processo de localização é facilitado, graças à popularização dos videogames e da aceitação maior de ambos os lados da história. Os sprites que eram modificados para disfarçar aspectos femininos não sofrem mais com as alterações e muitos dos títulos que dificilmente dariam as caras por aqui acabam aparecendo, em movimentos arriscados de empresas especializadas em tradução, como a série Atelier, exclusiva para a linha de videogames da Sony.

Mas mesmo durante a sétima geração, alguns títulos acabaram se mantendo exclusivos para a terra do sol nascente. O Top 10 desta semana vai fazer você passar vontade com uma lista que une os jogos mais curiosos e interessantes que são exclusividades para os jogadores japoneses:

Category: , , ,

0 comentários