Um bate-papo sobre Darkstalkers Resurrection HD

Unknown | 06:13 | 0 comentários




Para a Capcom, talvez a galinha dos ovos ouro na verdade sejam essas versões HD de clássicos de outrora. Com Street Fighter III 3rd Strike Online Edition ela não só conseguiu chamar para si toda a atenção com o relançamento de um clássico esquecido dos anos 2000, como também eliminar grande parte da emulação ilegal fundamentada em partidas online com a ajuda do GGPO.
 
Descartando SSFIIT HD Remix, que não foi desenvolvido pelo mesmo estúdio, e trata-se de um tipo único de remake para jogos de luta (com os personagens redesenhados pelo pessoal da Udon Comics), o Iron Galaxy Studios encabeçou os grandes relançamentos da Capcom com maestria. SFIII3SOE foi um sucesso - mesmo com os solavancos iniciais do online problemático - e MVCO seguiu o apelo dos fãs, da mesma maneira que seu próximo game, uma versão HD do clássico Darkstalkers, tantas vezes alvo de brincadeiras por Yoshinori Ono - estava lá, em 2011, com uma nota de cinco dólares em punho, na Comic-Con. 
 
A convite da Capcom, visitamos o seu escritório, aqui em São Paulo, para umas partidas amistosas de Darkstalkers Resurrection e um bate-papo via telefone com Derek Neal, produtor do game. Se a sinceridade me permite, as partidas não foram tão amistosas assim, já que na verdade faziam parte de um torneio entre jornalistas. E como era de se esperar, todos ficaram 'salpicados' - menos nós, do GameTV, que levamos o caneco.

 
Darkstalkers Resurrection não traz tantas novidades assim. Seguindo de perto os demais lançamentos da empresa, o modo online via GGPO está presente, assim como a possibilidade de inserção dos seus replays no YouTube. A novidade ficou por conta de um novo sistema de stream para as partidas, e a promessa de que será possível transmitir suas partidas para todos.
 
Derek Neal conta que a escolha dos jogos foi totalmente espelhada no gosto dos fãs, apesar de que a compilação lançada para o PS2 ter pesado na escolha. "Por motivos de desenvolvimento, começamos com a versão de PS2, Vampire Collection, como era chamado no Japão. Aos poucos fomos comparando suas modificações em relação à versão de arcade, pois queríamos uma versão mais próxima do original, já que é mais conhecida entre os fãs mais antigos, e também muito usada nos campeonatos".
 
O produtor comenta ainda que, apesar do seu pé na nostalgia, o foco das versões HD é tornar o game amigável também aos novos jogadores, que não vivenciaram a experiência nos arcades. A experiência (segundo Derek) precisa ser a mais próxima da original, e isso também os leva a não fazer nenhum tipo de ajustes na mecânica, incluindo a possível correção de bugs ou um rebalanceamento dos personagens.

 
A escolha de quais Darkstalkers fariam parte do projeto não foi fácil. Derek diz que eles escolheram 'restaurar' apenas o segundo e o terceiro jogos porque o primeiro Darkstalkers era parecido demais com o Night Warriors Revenge, e isso o tornaria redundante. No entanto, ao contrário das compilações existentes (PS2, Dreamcast e PSP), não será possível utilizar os personagens exclusivos do segundo game, no terceiro. A versão do game disponibilizada no remix é o Vampire Savior original, e nada mais.
 
Das partidas online, presenciamos um Derek Neal entusiasmado com o resultado. "O que obtivemos com Resurrection é uma versão melhorada do online encontrado em MVCO, que é tido como o  nosso melhor trabalho. E há algumas razões para que ele seja bom. Primeiramente, continuamos a utilizar o GGPO, famoso por 'esconder o lag' das partidas. É possível personalizar a experiência, ligando ou não uma espécie de 'input lag' ou o 'rollback', que armazena na memória alguns segundos da jogada. É possível personalizar a procura por adversários também, escolhendo os mais próximos de você, assim como prever (através das barrinhas) a conexão do seu adversário, decidindo seguir adiante ou não", explicou.
 
Não é bem aquele jogo novo inédito que queríamos, mas Darkstalkers Resurrection segue o bom trabalho do Iron Galaxy Studios com salas para oito jogadores, modo espectador, replays que podem ser salvos no YouTube, filtros de suavização de imagens, desenhos feitos pela equipe da Udon Comics e um novíssimo serviço de streaming para transmitir suas partidas em tempo real sem precisar dos equipamentos corriqueiros. É esperar para ver o resultado final de tudo isso, nos dias 12 e 13 de março, para PS3 e Xbox 360, respectivamente.

Category: ,

0 comentários