Novo Fusion 2013

Unknown | 12:23 | 0 comentários



Como a Car and Driver havia anunciado em março  a nova geração do Ford Fusion chega ao Brasil. Serão quatro versões, porém, apenas a topo de linha 2.0 EcoBoost com tração integral será vendida no primeiro lote. O preço dessa primeira leva de 400 unidades é de R$ 112.990. As configurações 2.0 EcoBoost com tração dianteira e com motor 2.5 flex chegam ao País em março, enquanto o Fusion Hybrid chega somente em abril.
O novo Fusion é um produto global, montado em cinco fábricas e vai ser vendido em 160 países. O objetivo da Ford é produzir cerca 1,3 milhão de unidades por ano. No Brasil, a meta da fábrica é conquistar o cliente que tem R$ 100 mil para gastar em carro de luxo. Bem, se esse é o plano, então o design do Fusion vai ajudar. O sedã tem muito do conceito EVOS e é uma evolução da filosofia de design Kinectic.
O desenho da carroceria não é só beleza, há alguns toques inteligentes. A grade frontal é ativa, variando a entrada de ar para o radiador. Quando o Fusion é ligado, a grade se fecha para que o motor chegue a temperatura ideal mais rapidamente. A grade também fica mais fechada em velocidade de cruzeiro, para diminuir o arrasto aerodinâmico. Segundo a Ford, a grade melhora em até 6% o coefeciente aerodinâmico do Fusion.
Sob o capô há o 2.0 EcoBoost, um moderno propulsor com injeção direta, turbocompressor e comando variável. Uma receita boa para gerar 240 cv e torque de 34,7 mkgf a precoces 1.750 rpm. Durante a avaliação nas largas avenidas de Los Angeles (EUA), o motor mostrou fôlego, apesar de maior aspereza se comparado ao anterior V6. As retomadas são ágeis e o câmbio automático de seis marchas cumpre seu papel com discrição.
O Fusion ainda é um sedã gradalhão, mas parece mais acertado para curvas e para momentos para maior diversão. A direção elétrica é confortável, mas não gosta de conversar com o motorista. O rodar é suave, mas o asfalto dos EUA é bom demais para ter um parâmetro para o Brasil. No entanto, o ajuste deve privilegiar conforto.
No interior a sobriedade impera,  com toques de tecnologia na tela touch screen de 8” e no cluster. Por falar em tecnologia, o Fusion AWD está abarrotado de itens que ajudam o motorista. Há sensores com avisos sonoros para objetos em pontos cegos, sistema que avisa quando o motorista está invadindo a faixa lateral e alerta de colisão dianteira, que emite avisos para alertar o motorista e prepara os freios para uma frenagem de emergência. Há ainda um controle automático de velocidade de cruzeiro, que mantém a distância do carro da frente e freia sozinho para evitar batidas.
O novo Ford Fusion tem tudo para vender bem. O sedã continuará sendo importado do México e estará no Salão do Automóvel de São Paulo. Agora é preciso esperar a versão 2.5 flex chegar. Esta configuração será a de maior volume no portfólio da marca. Quer saber outros detalhes do Fusion? Então comente
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