A história do Opala
Acima o Opala 1969, a primeira geração do modelo
Lançado no Salão do automovel
de 1968, ” lá se vão 40 anos”, porém até hoje o Chevrolet Opala é sem
dúvida um carro que conseguiu o respeito do povo brasileiro e atualmente
cultiva inumeros fans, graças as seu estilo único, robustes, força e
boa mecânica.fotos:
Opala Luxo 1970
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A receita
do Opala é boa, o nasceu da combinação da carroceria alemã do “Opel
Rekord C / Commodore A”, fabricado entre 1966 a 1971, junto com a
mecânica e estilo do “Chevrolet Impala”, um dos sedans mais famosos da
GM americana.
Opala 1974
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Ao longo de seus 23 anos e 5 meses de produção contínua, o Opala passou por diversos aprimoramentos mecânicos e modificações estéticas.Durante este tempo o Opala trazia duas opções de motor, o 4 cilindros que equipava as versões básicas, e o famoso 6 cilindros, motor que equipava as versões esportivas e luxuosas, e que logo caiu no gosto dos brasileiros principalmente pela sua potência.
Destaque também para o câmbio de três marchas a frente, com alavanca na coluna de direção, que equipou as primeiras versões do Opala na década de 70, uma herança vindo dos carros americanos.
foto: opaleirosdoparana.com.br
Opala 1975
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Duas versões do motor 4 cilindros equiparam o Opala, ambas com 2.5 litros, tinha de início 75cv, considerado fraco para o tamanho do carro. Já a versão mais potente do motor 2.5, chegou ao mercado mais tarde em 1973, tinha cerca de 90cv.
Em 1979 no auge do “Proalcool”, o Opala 4 cilindros ganhou também uma versão a álcool, esta versão tinha como atrativo o melhor desempenho e consumo em comparação com a versão a gasolina, o Opala a álcool foi fabricado até o final da década de 80.
E o motor 2.5 ficou no mercado até o final da década de 1980, sem grandes mudanças, desenvolvendo 88 cv e torque de 19,4 kgfm sendo vendido apenas na versão a álcool, porém este motor é considerado um pouco lento para empurrar o Opala, fazendo de 0 a 100km/h em pouco mais de 15 segundos.
O famoso Opala 6 cilindros.
O motor 6 cilindros do Opala veio dos carros americanos da Chevrolet na época (Chevrolet Impala e Nova), ele originalmente tinha na primeira versão 3.2 litros e 115 cv, mas em 1970 teve o curso dos pistões aumentado e passou a ter o conhecido 4.1 litros e potência “original” de 153 cv. Porém a versão do motor 4.1 6 cilindros mais comum a equipar o Opala, desenvolve 134 cv com 30.1 kgfm de torque máximo a 2.000 rpm. Isto em 1985 no Diplomata. Em 1990 este motor passou a entregar 121 cv e com torque máximo de 29 kgfm.
Este mesmo motor, ainda rendeu muito, e evoluiu junto com as versões do Opala e passou a equipar até mesmo o Omega e outros carros da linha Chevrolet até a década de 90 entregando após passar por algumas modernizações até 168 cv. Para se ter uma idéia da versatilidade, o mesmo motor 4.1 6 cilindros, chega a entregar mais de 200cv após algumas mudanças.
Opala SS 1977
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O Opala SS …
Em 1976 a GM lançou o motor 250/s que era uma versão envenenada do 4.1 a potência passou para bons 173 cv. O Opala SS 250-s de 1974 tinha a velocidade máxima acima dos 220 Km/h, e podia aceler de 0 a 100km/h em menos de 10 segundos, marcas que fazem inveja a muitos esportivos de hoje em dia.
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Outro destaque do Opala SS, isto em 1973, era o novo câmbio de
quatro marchas, com alavanca tradicional no assoalho, ao invés de três
marchas com alavanca no volante, que equipava o modelo até então.
Caravan 1980
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A Caravan foi reestilizada em 1980, e ficou
no mercado até 1992, e assim como o Opala ganhou versões luxuosas como a
Caravan Diplomata no final da década de 80.
Opala Diplomata
Já a versão Diplomata apareceu somente em 1986 tinha o luxo e desempenho como os grandes atrativos, o Opala Diplomata era oferecido com duas versões de motores, um 2.5 litros com 97 cavalos e outra com o famoso 4.1 de 6 cilindros e 140 cavalos. As versões Diplomata do Opala traziam equipamentos de luxo como ar condicionado, ar quente, vidros elétricos, bancos de couro e mais uma série de acessórios, como câmbio automático, era o top de linha da GM brasileira.Uma curiosidade é que o Opala Diplomata de 1986 vinha agora com câmbio de quatro marchas. Sua velocidade máxima era de 176 km/h, fazendo de 0 a 100km/h em cerca de 11 segundos.
Opala Diplomata 1987
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Um dos pontos fracos do Opala Diplomata 4.1
6 cilindros é seu consumo, o “motorzão” bebia ou melhor bebe bastante,
em média não fazendo mais do que 8km/l ou 9 km/l na estrada. Bem tem
dono que fala em 6 km/l na cidade mas…
O Opala deixou de ser produzido em 1992.
Quando foi produzido o Opala de número 1 milhão, houve até protesto de
na porta da GM de pessoas que eram contra ao carro sair de produção..
Opala Diplomata Coupe 1988
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Até hoje o Opala é muito admirado e tem
muitos fãs pelo Brasil, ele é um carro que conquistou seus donos pela
boa mecânica, desempenho e principalmente pela confiabilidade, sendo
ainda hoje um sonho de consumo de muitos, motivo de orgulho para quem
tem um exemplar do Opala na garagem.. e se considera um “Opaleiro!”
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Acima as últimas gerações do Opala e da
Caravan, apresentadas em 1991 foram produzidas até 1992. Traziam uma
leve reestilização em comparação com o modelo ano 1990 com nova grade
frontel, faróis e para-choques. Um detalhe que pouca gente sabe é que só
a partir de 1991 é que o Opala enfim ganhou um câmbio com cinco
marchas.
Category: Chevrolet
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